Código
P046
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CLINICA SANTA MARIA
- Secundaria: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO (PUC SP)
Autores
- JORGE ENRIQUE MENDOZA SALCEDO (Interesse Comercial: NÃO)
- VICTOR ENRIQUE MENDOZA RAMOS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ELABORAÇAO DE MODELO DE OLHO PARA ENSINO DE RETINOSCOPIA E FUNDOSCOPIA
Objetivo
Criar uma ferramenta de fácil aceso e fabricação, para o ensino e treinamento de alunos de medicina, na técnica de fundoscopia direta, e na compreensão da física e anatomia ocular
Método
Após testar diversos matérias, construímos um modelo de olho usando materiais facilmente disponíveis na internet. Bola de plástico (pokebola -pokeball) preço R/. 1,50 (mercado livre) Bola de plástico (pokebola) R/.0,50 (mercado livre) Conjunto de fixação assento sanitário R/. 4,0 (lojas de construção) Kit redutor de vazão de agua R/. 3,50. Kit lentes celular R/. 5,0 A bola de plástico (pokebola) que simula o globo ocular mede 2,5 cm de diâmetro que corresponde ao tamanho médio do globo ocular, ela vem dividida ao meio o que possibilita o trabalho interno, nela fizemos um furo de 10 mm de diametro no meio onde corresponde o posicionamento da córnea e na parte posterior onde corresponderia a saída o nervo óptico. No furo que corresponde a posição da córnea e colado o redutor de vazão que corresponde ao íris e onde colocamos a lente macro do kit de lentes de celular, que corresponde ao cristalino Para construir a retina usamos a metade da segunda pokebola (que é um pouco menor que a primeira), no meio dela colamos o parafuso do conjunto de fixação do vaso sanitário, a porca que acompanha o conjunto colamos na pokebola que faz a vez de globo ocular, com isso conseguimos mudar o diâmetro axial de nosso modelo conforme parafusamos o desparafusamos o parafuso.
Resultado
Construímos um modelo de olho com características físicas equivalentes a um olho emétrope os modelos de retina são facilmente cambiáveis pudendo se usar desde desenhos textos o retinografias reais para o treinamento da técnica da fundoscopía, pode se usar um modelo para o próprio aluno desenhar as estruturas básicas de uma retina normal. O custo total do modelo e de aproximadamente 15 reais.
Conclusão
Usando materiais simples e de fácil aceso e possível construir modelos que auxiliam no processo de aprendizagem da oftalmologia.