Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P046

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: CLINICA SANTA MARIA
  • Secundaria: PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO (PUC SP)

Autores

  • JORGE ENRIQUE MENDOZA SALCEDO (Interesse Comercial: NÃO)
  • VICTOR ENRIQUE MENDOZA RAMOS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ELABORAÇAO DE MODELO DE OLHO PARA ENSINO DE RETINOSCOPIA E FUNDOSCOPIA

Objetivo

Criar uma ferramenta de fácil aceso e fabricação, para o ensino e treinamento de alunos de medicina, na técnica de fundoscopia direta, e na compreensão da física e anatomia ocular

Método

Após testar diversos matérias, construímos um modelo de olho usando materiais facilmente disponíveis na internet. Bola de plástico (pokebola -pokeball) preço R/. 1,50 (mercado livre) Bola de plástico (pokebola) R/.0,50 (mercado livre) Conjunto de fixação assento sanitário R/. 4,0 (lojas de construção) Kit redutor de vazão de agua R/. 3,50. Kit lentes celular R/. 5,0 A bola de plástico (pokebola) que simula o globo ocular mede 2,5 cm de diâmetro que corresponde ao tamanho médio do globo ocular, ela vem dividida ao meio o que possibilita o trabalho interno, nela fizemos um furo de 10 mm de diametro no meio onde corresponde o posicionamento da córnea e na parte posterior onde corresponderia a saída o nervo óptico. No furo que corresponde a posição da córnea e colado o redutor de vazão que corresponde ao íris e onde colocamos a lente macro do kit de lentes de celular, que corresponde ao cristalino Para construir a retina usamos a metade da segunda pokebola (que é um pouco menor que a primeira), no meio dela colamos o parafuso do conjunto de fixação do vaso sanitário, a porca que acompanha o conjunto colamos na pokebola que faz a vez de globo ocular, com isso conseguimos mudar o diâmetro axial de nosso modelo conforme parafusamos o desparafusamos o parafuso.

Resultado

Construímos um modelo de olho com características físicas equivalentes a um olho emétrope os modelos de retina são facilmente cambiáveis pudendo se usar desde desenhos textos o retinografias reais para o treinamento da técnica da fundoscopía, pode se usar um modelo para o próprio aluno desenhar as estruturas básicas de uma retina normal. O custo total do modelo e de aproximadamente 15 reais.

Conclusão

Usando materiais simples e de fácil aceso e possível construir modelos que auxiliam no processo de aprendizagem da oftalmologia.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil