Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P076

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Autores

  • MARIANA KAWAMURO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luis Filipe Nakayama (Interesse Comercial: NÃO)
  • Bruno Leonardo Barranco Esporcatte (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ivan Maynart Tavares (Interesse Comercial: NÃO)
  • Norma Allemann (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luiz Alberto Soares de Melo Junior (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COMPARAÇAO DE CELULARIDADE E PRESSAO INTRAOCULAR DE PACIENTES COM ANGULO OCLUSIVEL SUBMETIDOS A IRIDOTOMIA A LASER COM PILOCARPINA OU LUZ EM OLHO CONTRALATERAL

Objetivo

Esse estudo objetiva comparar as diferenças em inflamação (por meio de celularidade em câmara anterior) e pressão intraocular entre pacientes que foram submetidos a iridotomia a laser por meio de duas técnicas para promover a miose: instilação de pilocarpina 2% no olho do laser ou iluminação com luz brancaa no olho contralateral ao do laser.

Método

Foram selecionados pacientes com suspeita de fechamento angular, com fechamento angular primário e com glaucoma primário de ângulo fechado. Para promover a miose antes da iridotomia, os pacientes foram aleatoriamente designados a receber uma gota de pilocarpina 2% previamente no olho do estudo ou ao seu olho contralateral do estudo ser iluminado por uma luz branca. Todos os pacientes receberam uma gota de tartarato de brimonidina 0,2% no olho do estudo 30 minutos antes do procedimento. A iridotomia foi realizada na região superior da íris (11h-1h) com energia inicial que variava de 2 a 8 mJ sob anestesia tópica. A inflamação e pressão intraocular foram graduadas e aferidas na lâmpada de fenda logo antes da iridotomia, 30 a 120 minutos depois, e 1 semana depois do procedimento. Os pacientes utilizaram acetato de prednisolona 1% e tartarato de brimonidina 0,2% depois do procedimento, durante 7 dias.

Resultado

Foi realizada iridotomia a laser em 9 olhos de 6 pacientes. Cinco foram designados ao grupo da pilocarpina e quatro ao grupo da luz. A idade média (desvio padrão) do grupo da pilocarpina é de 59,4 (7,7) anos e do grupo da luz 57,8 (7,8) anos, e a mediana da energia do laser foi 17,8 (12,1-70,6) mJ no grupo da pilocarpina versus 28,9 (8,2-66,8) mJ no grupo da luz. Não foi encontrada diferença significativa quando comparada inflamação ocular e pressão intraocular, assim como o desconforto ocular em nenhum momento das análises.

Conclusão

O métodos da luz no olho contralateral é uma forma fácil e factível de induzir a miose antes da iridotomia, e pode ser considerada uma opção ao método tradicional de instilação de pilocarpina 2%.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil