Código
P076
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Autores
- MARIANA KAWAMURO (Interesse Comercial: NÃO)
- Luis Filipe Nakayama (Interesse Comercial: NÃO)
- Bruno Leonardo Barranco Esporcatte (Interesse Comercial: NÃO)
- Ivan Maynart Tavares (Interesse Comercial: NÃO)
- Norma Allemann (Interesse Comercial: NÃO)
- Luiz Alberto Soares de Melo Junior (Interesse Comercial: NÃO)
Título
COMPARAÇAO DE CELULARIDADE E PRESSAO INTRAOCULAR DE PACIENTES COM ANGULO OCLUSIVEL SUBMETIDOS A IRIDOTOMIA A LASER COM PILOCARPINA OU LUZ EM OLHO CONTRALATERAL
Objetivo
Esse estudo objetiva comparar as diferenças em inflamação (por meio de celularidade em câmara anterior) e pressão intraocular entre pacientes que foram submetidos a iridotomia a laser por meio de duas técnicas para promover a miose: instilação de pilocarpina 2% no olho do laser ou iluminação com luz brancaa no olho contralateral ao do laser.
Método
Foram selecionados pacientes com suspeita de fechamento angular, com fechamento angular primário e com glaucoma primário de ângulo fechado. Para promover a miose antes da iridotomia, os pacientes foram aleatoriamente designados a receber uma gota de pilocarpina 2% previamente no olho do estudo ou ao seu olho contralateral do estudo ser iluminado por uma luz branca. Todos os pacientes receberam uma gota de tartarato de brimonidina 0,2% no olho do estudo 30 minutos antes do procedimento. A iridotomia foi realizada na região superior da íris (11h-1h) com energia inicial que variava de 2 a 8 mJ sob anestesia tópica. A inflamação e pressão intraocular foram graduadas e aferidas na lâmpada de fenda logo antes da iridotomia, 30 a 120 minutos depois, e 1 semana depois do procedimento. Os pacientes utilizaram acetato de prednisolona 1% e tartarato de brimonidina 0,2% depois do procedimento, durante 7 dias.
Resultado
Foi realizada iridotomia a laser em 9 olhos de 6 pacientes. Cinco foram designados ao grupo da pilocarpina e quatro ao grupo da luz. A idade média (desvio padrão) do grupo da pilocarpina é de 59,4 (7,7) anos e do grupo da luz 57,8 (7,8) anos, e a mediana da energia do laser foi 17,8 (12,1-70,6) mJ no grupo da pilocarpina versus 28,9 (8,2-66,8) mJ no grupo da luz. Não foi encontrada diferença significativa quando comparada inflamação ocular e pressão intraocular, assim como o desconforto ocular em nenhum momento das análises.
Conclusão
O métodos da luz no olho contralateral é uma forma fácil e factível de induzir a miose antes da iridotomia, e pode ser considerada uma opção ao método tradicional de instilação de pilocarpina 2%.