Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P007

Área Técnica

Banco de Olhos

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Hilton Rocha

Autores

  • ARIANE MOREIRA ARAUJO (Interesse Comercial: NÃO)
  • LISANDRO LIBONI GUIMARÃES RIOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • ISADORA DUTRA RODRIGUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARINA SOUZA SILVA VELLOSO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RICARDO MASSAROLLI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PRINCIPAIS INDICAÇOES DE TRANSPLANTE DE CORNEA DE URGENCIA REALIZADOS NA FUNDAÇAO HILTON ROCHA EM BELO HORIZONTE - MG

Objetivo

Apresentar as principais causas e o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a transplante de córnea de urgência na Fundação Hilton Rocha em Belo Horizonte – MG e os tipos de transplantes realizados.

Método

Foram analisados retrospectivamente os prontuários de 39 pacientes submetidos a transplante de córnea de urgência na Fundação Hilton Rocha entre os anos de 2011 e 2014. Foram analisados idade, sexo, indicação e tipo de transplante.

Resultado

Dos 39 pacientes analisados, 15 foram do sexo feminino (38,5%) e 24 do sexo masculino (61,5%). A média de idade foi de 64,3 anos, sendo a idade mínima de 40 e máxima de 78 anos. Foram realizados 11 transplantes ópticos (28,2%) e 28 tectônicos (71,8%). A principal indicação para realização do transplante foi perfuração ocular, com 17 casos (43,6%), seguida por descematocele, com 13 casos (33,3%), ulcera de córnea resistente ao tratamento clinico com 7 casos (17,9%) e falência primaria de transplante com 2 casos (5,2%).

Conclusão

Transplante de córnea consiste na substituição da córnea opaca ou doente por córnea doadora sadia. As indicações de transplante de córnea de urgência se enquadram nas seguintes situações: perfuração de globo ocular, iminência de perfuração de córnea – descematocele, receptor com idade inferior a sete anos que apresenta opacidade corneana bilateral, ulcera de córnea sem resposta a tratamento clinico e falência primaria de transplante. A partir da análise dos resultados obtidos pode-se perceber que a maioria dos pacientes submetidos ao transplante eram do sexo masculino, fato concordante com dados da literatura. A forma tectônica de transplante se mostrou prevalente devido ao número maior de casos de perfuração ocular, técnica indicada nessas situações. Os dados apresentados indicam a necessidade de incentivar melhorias nos cuidados de proteção ocular a fim de evitar traumas oculares e consequentemente a incidência de transplantes de córnea.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil