Código
P049
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- LEONARDO FERREIRA CAMILO (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Isaías da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
- Evandro Pereira de Souza (Interesse Comercial: NÃO)
- Marco Antônio Rey de Faria (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Irochima Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EYEPPS – SERIE DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DA REFRATOMETRIA
Objetivo
Desenvolver um conjunto de 05 aplicativos voltados para o ensino da refratometria e para a resolução dos principais problemas detectados durante a prescrição dos óculos.
Método
Os aplicativos foram todos desenvolvidos pela startup Ciência Ilustrada studio® incubada na INOVA metrópole do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD-UFRN), utilizando o programa XCode® 4.6.2. (Apple Computer, Inc. Cupertino, CA, USA) e disponibilizados na loja virtual da empresa Apple®. Os cinco aplicativos foram criados para tablets e/ou smartphones na plataforma IOS com uma área de trabalho totalmente interativa onde o usuário pode estudar, demonstrar e solucionar dúvidas durante a prescrição de casos como anisometropia, hipermetropia, alto astigmatismo e ceratocone por meio de métodos práticos e didáticos. Após o desenvolvimento de cada aplicativo, cada ferramenta foi testada por oftalmologistas experientes durante 90 dias seguindo um roteiro guia específico.
Resultado
Após 3 anos de desenvolvimento, testes, detecção e correções de falhas, cinco aplicativos (EYE REFRACTION, ANISEIKONIA, RULE OF CONOID, HELPER KERATOCONUS E HYPEROPIA) foram disponibilizados para download na loja virtual da empresa Apple®. Como resultado, já foram contabilizados 381 downloads em 42 diferentes países, sendo 156 (40,94%) na América Latina e Caribe, 102 (26,80%) na Europa, 71 (18,63%) nos EUA e Canadá, 39 (10,23%) na Ásia-Pacífico e 13 (3,40%) na África, Oriente Médio e Índia.
Conclusão
Foi desenvolvida e disponibilizada uma série de aplicativos para contribuir com o ensino da refratometria e para facilitar a resolução dos principais problemas detectados durante a prescrição dos óculos.