Código
P112
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Olhos Especializado - CENOE
- Secundaria: Universidade Estadual de Santa Cruz
Autores
- MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcelle Sanjuan Ganem Prado (Interesse Comercial: NÃO)
- Jadson Nascimento (Interesse Comercial: NÃO)
- Antônio Nogueira (Interesse Comercial: NÃO)
- Carla Martins Kaneto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE DA EXPRESSAO DO MICRORNA MIR342-3P EM AMOSTRAS DE PACIENTES PORTADORES DE RETINOPATIA DIABETICA
Objetivo
A retinopatia diabética é uma das principais complicações microvasculares do diabetes mellitus. Sua detecção precoce é importante para a eficácia dos tratamentos e tem se dado atenção aos estudos para novos métodos de diagnóstico e acompanhamento através de análises dos microRNAs. Essas moléculas são pequenos RNAs de aproximadamente 22 nucleotídeos que tem a função de regular a expressão gênica e estão relacionados com o desenvolvimento de diversas patologias. Objetivo: Avaliar a expressão do microRNA MiR342-3p em amostras de sangue de pacientes com retinopatia diabética em comparação com indivíduos saudáveis, avaliando-o como possível biomarcador no diagnóstico da doença.
Método
Amostras de sangue foram coletadas de 29 indivíduos, sendo 11 do grupo controle (indivíduos sem diabetes mellitus e sem retinopatia diabética ), 6 de pacientes portadores de diabetes mellitus sem retinopatia diabética e 12 de pacientes portadores de diabetes mellitus e retinopatia diabética. Após coleta, foi realizada a extração do RNA a partir do soro, seguida da síntese de cDNA para a análise da expressão do microRNA MiR342-3p por PCR (Reação de Cadeia da Polimerase) quantitativo em tempo real. Por fim, observou-se a diferença de expressão do microRNA entre os grupos de estudo por meio da metodologia delta CT.
Resultado
Observou-se expressão relativa do microRNA MiR342-3p significativamente maior nos pacientes com retinopatia diabética quando comparada ao grupo controle e ao grupo dos indivíduos com diabetes mellitus sem retinopatia diabética, que mantiveram uma expressão similar.
Conclusão
A hiperexpressão do MiR342-3p nos pacientes com retinopatia diabética sugere relação com esta doença. Este microRNA é um potencial biomarcador diagnóstico da retinopatia diabética e sua detecção pode permitir uma abordagem terapêutica antecipada, reduzindo o número de casos de cegueira nos indivíduos portadores de diabetes mellitus.