Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P115

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Olhos Especializados - CENOE
  • Secundaria: Universidade Estadual de Santa Cruz

Autores

  • MARCELLE SANJUAN GANEM PRADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
  • JADSON SANTOS NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANTONIO NOGUEIRA FORMIGA FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • CARLA MARTINS KANETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DA EXPESSAO DO MIR-320 EM PACIENTES PORTADORES DE RETINOPATIA DIABETICA

Objetivo

Avaliar a expressão do MiR-320 em pacientes com Retinopatia Diabética (RD) e investigar sua associação com a patogênese da doença.

Método

Foram analisadas amostras de sangue periférico de 29 indivíduos, sendo 11 amostras de pacientes não-diabéticos e sem RD (grupo controle); 6 pacientes diabéticos sem RD e 12 pacientes diabéticos com RD. Foram colhidas amostras de sangue periférico na CENOE (Clínica de Olhos Especializada), após assinatura do TCLE pelo paciente ou responsável e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O RNA foi extraído do soro e a expressão do MiR-320 foi avaliada pelo método de qPCR.

Resultado

Observou-se expressão do MiR-320 3 vezes maior nos paciente com RD em comparação ao grupo controle e 2 vezes maior em pacientes com RD em comparação aos paciente diabéticos e sem RD.

Conclusão

Na atualidade, tem se dado atenção aos novos métodos de diagnóstico e acompanhamento da RD através de análises de partículas não-codificadoras responsáveis pela modulação e expressão de genes específicos, os microRNAs (ZAMPETAKI, 2016). Os microRNAs possuem cerca de 18 a 25 nucleotídeos e estão envolvidos na regulação pós-transcricional do RNA, tanto em estados fisiológicos como em estados patológicos. Diversos estudos sugerem o envolvimento do MiR-320 na patogênese e progressão da RD (ZAMPETAKI et al, 2016) e a participação em processos como a modulação da angiogênese (WANG et al, 2009). A formação de novos vasos retinianos de forma defeituosa na RD pode estar relacionada à expressão aumentada do MiR-320 através da inibição de fatores angiogênicos tais como: Fator de crescimento semelhante a insulina e de fibroblastos (TANG et al, 2012). O diagnóstico da RD ocorre de forma tardia, pois os exames identificam somente a lesão instalada nos vasos da retina. Assim, este estudo sugere que a expressão aumentada desse biomarcador pode ser utilizada no diagnóstico precoce da RD, visto que tais partículas são estáveis no plasma e surgem no sangue venoso antes mesmo da lesão retiniana.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil