Código
P093
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: maternidade escola assis chateaubriand
Autores
- NATALIA PONTE NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
- Eveline Campos Monteiro Castro (Interesse Comercial: NÃO)
- Erisson Chaves Freitas (Interesse Comercial: NÃO)
- Geraldo Andrade Marques (Interesse Comercial: NÃO)
- Islane Maria Castros Verçosa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ACHADOS OFTALMOLOGICOS EM LACTENTES COM MICROCEFALIA E INFECÇAO PRESUMIDA PELO VIRUS ZIKA DA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND
Objetivo
Houve um aumento da prevalência de microcefalia no Brasil no segundo trimestre do ano de 2015, que foi correlacionada à transmissão vertical do Zica vírus (ZIKV) pelo Ministério da Saúde. Alterações oftalmológicas foram encontradas nos recém-nascidos com esta patologia, dentre elas acometimento macular e do nervo óptico. O objetivo deste trabalho é avaliar as alterações oftalmológicas encontradas nos recém-nascidos com diagnóstico clínico presumido de microcefalia relacionada à ZIKV nascidos na Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
Método
Foram examinados vinte e quatro lactentes com diagnóstico clínico presumido de microcefalia relacionada à ZIKV nascidos entre novembro de 2015 e setembro de 2016 na Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Foram excluídos toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) em todos os lactentes.
Resultado
Foram avaliados vinte e quatro pacientes com microcefalia presumida relacionada à ZIKV neste período. Dos pacientes examinados, doze pacientes apresentaram acometimento ocular (50%). Dentre os achados oftalmológicos encontraram-se alterações do nervo óptico em 4 pacientes (33%) como palidez e implantação lateralizada; alterações maculares em 9 pacientes (75%) como mobilização pigmentar e atrofia coriorretiniana; e alterações vasculares em 3 pacientes (25%).
Conclusão
Foram encontradas anormalidades maculares, vasculares e do nervo óptico de grande significância nos recém-nascidos com o diagnóstico presumido de microcefalia relacionada a transmissão vertical do ZIKV. Estes achados fortalecem a importância da realização do exame oftalmológico em todos os recém-nascidos com essa patologia. Acompanhamento será necessário para avaliação do grau de acometimento das funções visuais.