Código
P005
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Central de Transplante de Órgãos
- Secundaria: Hospital de Olhos Leiria de Andrade
Autores
- VERENA NAIARA NOGUEIRA LIMA SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- Eduardo Nogueira Lima Sousa (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Veras Franco (Interesse Comercial: NÃO)
- José Newton Dias Escóssia (Interesse Comercial: NÃO)
- Abrahão Rocha Lucena (Interesse Comercial: NÃO)
- Renata Girão Cavalcante (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Javier Yugar (Interesse Comercial: NÃO)
- Marília Freitas Chaves (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Caliope Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Lucena Martins Ferreira (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS DOADORES DE CORNEA NO ESTADO DO CEARA ANOS 2013-2015.
Objetivo
Definir o perfil epidemiológico dos doadores de córnea no estado do Ceará nos anos de 2013, 2014 e 2015 quanto ao sexo, faixa etária e local de captação.
Método
Estudo transversal, retrospectivo baseado na coleta de informações colhidas na Central de Transplante de Órgãos do Estado do Ceará, com análise epidemiológica dos doares de córneas submetidos ao transplante penetrante nos anos de 2013, 2014 e 2015.
Resultado
Nos anos analisados, foram selecionados 1558 doadores de córnea no estado do Ceará, totalizando 3074 globos oculares retirados. Deste número, 522 (16,98%) foram descartados, sendo o principal motivo a má condição do órgão ao chegar no banco de olhos. A capitação realizada em Fortaleza representou 89,4% dos casos, sendo 10,6% provenientes do interior. O local com maior captação de córneas foi o Instituto Doutor José Frota, com 865 doadores, representando 55,51% do total. A faixa etária de maior captação foi a compreendida entre 21-40 anos, representando 557 doadores (35,75%) e a de menor captação foi entre 61-80 anos com 220 doadores (14,12%). Houve predomínio na captação de órgãos em indivíduos do sexo masculino com 1156 doadores (74,19%) enquanto apenas 402 eram do sexo feminino (25,81%).
Conclusão
Existe um predomínio na seleção e captação de córnea na capital cearense em detrimento ao interior do estado. A maioria dos doadores encontram-se na faixa etária economicamente ativa, com predomínio do sexo masculino. O centro de maior captação foi o Instituto Doutor José Frota, referência no estado em traumatologia. Em muitos estados brasileiros, existe uma longa fila de espera para transplante de córnea. Faz-se necessárias políticas públicas de incentivos para melhorar a captação de órgãos, em especial no interior do estado do Ceará, assim como reduzir os números de globos oculares descartados.