Código
P002
Área Técnica
Administração
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL DE REFERÊNCIA OFTALMOLÓGICA - HRO
Autores
- NATHALIA DE NAZARE RABELO DA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
- ADRIANA JACIRA MENDES PALÁCIO (Interesse Comercial: NÃO)
- CRISTIANE SANTOS SILVA E SILVA FIGUEIREDO (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCISCO LOPES ARAUJO SEGUNDO (Interesse Comercial: NÃO)
- GUILHERME LIMA PALÁCIO (Interesse Comercial: NÃO)
- JANETE GUIMARÃES COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
- LUIS FERNANDO PEREIRA MACEDO (Interesse Comercial: NÃO)
- WENER PASSARINHO CELLA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PARTICIPAÇAO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA LINHA DE CUIDADO DO PACIENTE CIRURGICO DE RISCO EM HOSPITAL OFTALMOLOGICO
Objetivo
A Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico visa estruturar a assistência, através de planos de cuidados sistematizados e multidisciplinares. Este estudo tem o objetivo de relatar estratégias que melhoram a coordenação do cuidado em todas as diferentes disciplinas e setores, garantindo o fornecimento de informações que impactam na assistência e promovem a segurança do paciente.
Método
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido no Hospital de Referência Oftalmológica – HRO, no período de Agosto/2016 a Dezembro/2016, onde buscou-se definir o perfil epidemiológico dos pacientes cirúrgicos, para posterior aplicação de plano de cuidados. Neste estudo, foram incluídos desde a gestão de agendamento cirúrgico até a gestão farmacoterapêutica fornecendo subsídios de interação e conciliação medicamentosa e fornecimento de material especial.
Resultado
Neste período foram realizadas 1.312 cirurgias, sendo que 39,8% dos pacientes foram considerados de Alto Risco. A faixa etária predominante foi de 60 a 85 anos (82%) e sexo feminino mais prevalente (57,7%). As principais comorbidades encontradas foram hipertensão (60%), diabetes (39,5%) e doenças cardíacas (14,5%).
Conclusão
Identificou-se a necessidade do aprimoramento do perfil epidemiológico, buscando ampliar a assistência em linhas de cuidado para os procedimentos cirúrgicos de maior relevância, alinhando a alocação de recursos corretos, a fim de propiciar um plano de acompanhamento de resultados e contínua melhoria de processos.