Código
P075
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro Universitário Christus
- Secundaria: Hospital Olhos Leiria de Andrade
Autores
- EDUARDO NOGUEIRA LIMA SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Veras Franco (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Lucena Martins Ferreira (Interesse Comercial: NÃO)
- Álissa Elen Formiga Moura (Interesse Comercial: NÃO)
- Liana Gonçalves Aragão Rocha (Interesse Comercial: NÃO)
- Lizandra Fujita Paula Pessoa (Interesse Comercial: NÃO)
- Leiria Andrade Neto (Interesse Comercial: NÃO)
- Sarah Pereira David Maia (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO DA PRESSAO INTRA-OCULAR E DA PRESSAO DE PERFUSAO OCULAR DURANTE A HEMODIALISE
Objetivo
Avaliar a variação da pressão de perfusão ocular (PPO) durante uma sessão de hemodiálise, nos períodos pré, intra (a cada hora) e pós dialítico, em pacientes que fazem o tratamento em Serviços de Referência de hemodiálise (HD) da cidade de Fortaleza-CE.
Método
O estudo foi longitudinal e prospectivo, com 45 pacientes sendo submetidos à HD em dois centros na cidade de Fortaleza. Todos os pacientes foram recrutados a fazer um exame oftalmológico, além da aferição da PIO com o Tonopen.
Resultado
A amostra foi composta por 26 homens e 19 mulheres com idade média de 51,8 anos. Dentre as principais doenças renais avaliadas, cita-se HAS (42,9%). 37,8% dos pacientes tiveram alteração da acuidade visual. Relações entre PIO, PPO, sexo, idade, peso, PA e doenças oftalmológicas também foram descritas.
Conclusão
A Hemodiálise (HD) consiste na remoção de líquido e de substâncias tóxicas do sangue e a instabilidade hemodinâmica relacionada pode causar alterações oculares, tais como: neuropatia óptica isquêmica anterior, alterações da pressão intraocular (PIO) e da pressão de perfusão ocular (PPO). A influência da HD sobre a PIO ainda não é bem conhecida, sendo interessante correlacionar a elevação ou a diminuição da PIO com o aumento na pressão osmótica do colóide plasmático, com remoção do fluido e com o tempo estimado do processo. O estudo revelou que há uma diferença importante entre a PIO pré e pós hemodiálise, diminuindo em média 2,59 mmHg, falando contra estudos anteriores que afirmavam o aumento da PIO e assim o aumento da possibilidade de desenvolvimento e progressão do glaucoma a longo prazo. Ao analisar a PPO, foi encontrado um aumento médio de 1,85 mmHg entre o início e o término da hemodiálise.