Código
P119
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Fundação Altino Ventura
Autores
- NATALIA REGNIS LEITE RAMALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- Noelle Carreiro de Barros Maia Chagas (Interesse Comercial: NÃO)
- Vasco Torres Fernandes Bravo Filho (Interesse Comercial: NÃO)
Título
INCIDENCIA DE ENDOFTALMITES APOS INJEÇAO INTRAVITREA EM CENTRO CIRURGICO
Objetivo
Determinar a incidência de casos de endoftalmite após injeção intravítrea de anti-fatores de crescimento vascular endotelial (anti-VEGF) realizada em centro cirúrgico na Fundação Altino Ventura (FAV).
Método
Estudo retrospectivo baseado na análise de prontuários de pacientes submetidos à injeção intravítrea de antiangiogênico realizados na FAV durante o período de 2011 a 2016. Foram coletadas informações sobre idade, gênero, indicação do procedimento e número de procedimentos realizados por diagnóstico. Foram identificados pacientes que desenvolveram endoftalmite após realizar injeção intravítrea no centro cirúrgico da instituição. Excluídos os pacientes com desenvolvimento de endoftalmite por outras causas.
Resultado
Entre outubro de 2011 a setembro de 2016 foram realizadas 4.478 injeções intravítreas de anti-VEGF na Fundação Altino Ventura. Apenas dois olhos evoluíram com endoftalmite, correspondendo a 0,045% do total de injeções.
Conclusão
A incidência de endoftalmite após injeção intravítrea de anti-VEGF realizada em centro cirúrgico foi equivalente àquelas de injeções realizadas em ambiente ambulatorial encontradas na literatura.