Código
P118
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)
Autores
- LEONARDO DA SILVA BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- JACQUELINE FERNANDES PROVENZANO (Interesse Comercial: NÃO)
- INGRID ALVES SYLOS (Interesse Comercial: NÃO)
- FERNANDA DE CASTRO ROLLO (Interesse Comercial: NÃO)
- ELISA CRISTINA BARROS BARRETO CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
- LUANA BELLO FARIA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
INCIDENCIA DAS COMPLICAÇOES DE FACECTOMIA QUE EVOLUIRAM PARA VITRECTOMIA EM UMA UNIDADE DE ESPECIALIZAÇAO OFTALMOLOGICA.
Objetivo
Avaliar a incidência das complicações de cirurgia de catarata que evoluíram para vitrectomia via pars plana (VVPP) no Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA).
Método
Estudo retrospectivo dos prontuários de todos os pacientes submetidos VVPP, sendo analisadas as causas desta cirurgia derivadas de complicações pós facectomia extracapsular e por facoemulsificação, no período de 01/01/2015 a 30/01/2017.
Resultado
Foram realizadas 175 VVPP e 2761 facectomias durante o referido período de 25 meses. Somente 22 VVPP foram realizadas em função de complicações peri e pós operatórias de facectomia, o que representa 0,796% do total, tendo como causas: dez casos (0,0362%) de rotura de cápsula posterior (RCP), dez casos (0,362%) de fragmentos de cristalino no vítreo associado a RCP, 1 caso (0,036%) de descolamento de retina (DR) e 1 caso (0,036%) de endoftalmite. Destas complicações, 7 foram identificadas no perioperatório, 10 no pós operatório imediato (até 48 horas), 3 no pós operatório precoce (de 48 horas até 4 semanas) e 2 no pós operatório tardio (acima de 4 semanas). O mais recente e abrangente estudo retrospectivo acerca das complicações de cirurgia de catarata realizadas em centros acadêmicos no Canadá, publicado este ano na revista Ophtalmology (New Surgeon Outcomes and the Effectiveness of Surgical Training: A Population-Based Cohort Study. Robert J. Campbell, et al; 2017), reuniu informações de 1.431.320 pacientes operados entre 1997 e 2013. Neste estudo, em que 0,72% dos pacientes avaliados possuíram intercorrências, um dos objetivos foi evidenciar a porcentagem de RCP isolada, fragmentos de cristalino no vítreo associado a RCP, DR e endoftalmite, sendo concluídos os seguintes valores para cada uma das respectivas complicações citadas: 0.5%, 0.1%, 0.02% e 0.1%.
Conclusão
Os valores obtidos acerca das facectomias que evoluíram para VVPP no CEPOA foram semelhantes, corroborando as informações do estudo canadense, sendo a RCP a complicação mais frequente e a endoftalmite a menos frequente.