Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P043

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de Ribeirão Preto

Autores

  • BRUNO HOLTZ MARINHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Carolina Furlan (Interesse Comercial: NÃO)
  • Breno Reis Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
  • Renan Coelho Neves (Interesse Comercial: NÃO)
  • Francyne Veiga Reis (Interesse Comercial: NÃO)

Título

O CONHECIMENTO DO PACIENTE DIABETICO SOBRE A IMPORTANCIA DA AVALIAÇAO OFTALMOLOGICA NO DIABETES.

Objetivo

Avaliar o conhecimento dos pacientes diabéticos atendidos no ambulatório de endocrinologia do Hospital-Escola Electro Bonini, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), nível secundário, sobre a importância da avaliação oftalmológica no diabetes mellitus (DM).

Método

Estudo de Pesquisa básica, de campo, quantitativa, transversal, observacional e descritiva, realizada através de entrevista estruturada. O instrumento da pesquisa foi construído com base na elaboração de um questionário, no qual foram formuladas perguntas objetivas e gerais sobre a temática do estudo em paciente atendidos em serviço de atenção secundária da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, período de outubro de 2016 a fevereiro de 2017.

Resultado

A amostra total foi composta de 50 participantes, sendo 31 do sexo feminino (62%) e 19 do sexo masculino (38%). A idade variou entre 23 e 75 anos (média de 63 anos). Dos pacientes avaliados, 35 eram de raça branca (70%), 14% negros e 16% pardos. Quanto ao tempo de doença, 42% tinham diagnóstico há mais de 10 anos, 34% entre 6-10 anos de diagnóstico, 18% entre 2-5 anos e 6% menos de 1 ano. Interrogados sobre o conhecimento sobre a DM, 68% afirmaram saber o que é a doença. Todos afirmaram já ter passado em consulta oftalmológica, 70% referiram encaminhamento para exame de fundo de olho, mas desde 44% disseram ter sido encaminhados ao se queixarem de erro de refração e 15% disseram ter solicitado o encaminhamento. Trinta e oito pacientes disseram fazer exame anual ou semestral (76%), 11 pacientes (12%) fazem consulta somente para troca de óculos e 11 pacientes (12%) só fizeram consulta uma vez. Nove pacientes disseram não ter conhecimento da necessidade de fazer fundo de olho anual.

Conclusão

A maioria dos pacientes, apesar de receber acompanhamento multidisciplinar, apresentou pouco conhecimento sobre o diabetes e suas complicações. A principal complicação conhecida é a cegueira, sendo considerada também a mais temida.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil