Código
P089
Área Técnica
Lente de Contato
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre
Autores
- VITOR BARZOTTO HEINRICH (Interesse Comercial: NÃO)
- GUSTAVO LONGHI BORDIN (Interesse Comercial: NÃO)
- GUILHERME QUINTO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EXPERIENCIA INICIAL COM ADAPTAÇAO DE LENTES DE CONTATO ESCLERAIS EM PORTADORES DE ECTASIA CORNEANA
Objetivo
Descrever a experiência inicial com o uso de lentes de contato esclerais em pacientes portadores de ectasia corneana.
Método
Estudo retrospectivo com 13 olhos de 12 pacientes usuários de lentes de contato esclerais acompanhados no Serviço de Lentes de Contato do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Todos os pacientes incluídos neste estudo não se adaptaram ao uso de lentes de contato rígidas corneanas. Foram coletados os seguintes dados: sexo, idade, diagnóstico, indicação do tratamento, acuidade visual inicial e final, além do número de horas diárias de uso.
Resultado
Em todos os olhos estudados houve melhora importante da acuidade visual; dos 12 pacientes estudados, sete eram usuários de lentes de contato rígidas e cinco não faziam uso de lentes de contato previamente. A acuidade visual inicial variou de contar dedos à 20/70 e, acuidade visual após adaptação variou de 20/70 à 20/20, sendo que em 83% dos casos foi possível atingir acuidade visual de 20/40 ou melhor. Do total, 10 pacientes tiveram diagnóstico de ceratocone, um de ectasia secundária à ceratotomia radial e um de ectasia secundária à cirurgia de ceratomileusis in situ a laser.
Conclusão
O uso de lentes de contato esclerais se mostrou uma alternativa satisfatória para o tratamento clínico de pacientes com ectasia corneana com dificuldade de adaptação às lentes de contato rígidas corneanas, proporcionando melhora significativa da acuidade visual, além de protelar a necessidade de um tratamento cirúrgico.