Código
P063
Área Técnica
Epidemiologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa da Visão (HOFTALON)
- Secundaria: Pontifícia Universidade Católica
Autores
- GIOVANNA BASSO DURAES (Interesse Comercial: NÃO)
- CHIARA LUANA REINERT (Interesse Comercial: NÃO)
- MATHEUS BEDENDO RODRIGUES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- FERNANDA SIQUEIRA ANACLETO (Interesse Comercial: NÃO)
- ERIKA HOYAMA (Interesse Comercial: NÃO)
- TIEMI MATSUO (Interesse Comercial: NÃO)
- NOBUAQUI HASEGAWA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PREVALENCIA E CAUSAS DE BAIXA ACUIDADE VISUAL EM CRIANÇAS PRE-ESCOLARES DO MUNICIPIO DE LONDRINA, PARANA
Objetivo
Avaliar a prevalência e as causas de déficit da acuidade visual em crianças em idade pré-escolar do Município de Londrina, Paraná.
Método
Estudo transversal retrospectivo, no qual foram avaliados prontuários de crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil da zona urbana do município de Londrina-PR que participaram do Programa Primeiros Olhares realizado pelo Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) no período de 2006 a 2015. Foram avaliadas crianças em idade pré-escolar de 03 a 06 anos quanto ao sexo, presença e causa de déficit da acuidade visual (AV).
Resultado
Foram avaliados 2725 olhos. A idade média foi de 4,6 anos, e 51,5% eram do sexo masculino e 48,5% do sexo feminino. Déficit da AV sem correção (AV menor que 0,7) ocorreu em 4,7% das crianças, principalmente nas regiões norte, sul e leste da cidade. 0,3% apresentavam cegueira unilateral (AV menor que 0,1) e 1,1% visão subnormal unilateral (< 0,1 AV < 0,3). A principal causa de déficit da acuidade visual foram os erros refracionais (80%).
Conclusão
Déficit da acuidade visual não diagnosticada previamente foi observada em 4,6%, sendo os erros de refração a principal causa.