Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P019

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Oftalmológico de Anápolis

Autores

  • ADRIANA RIBEIRO DE ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Rayssa Medeiros Léda (Interesse Comercial: NÃO)
  • Eduardo Damous Feijó (Interesse Comercial: NÃO)
  • Augusto Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Pena Corrêa Bittencourt (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ANALISE DE PARAMETROS TOMOGRAFICOS DA CORNEA NA INVESTIGAÇAO DE CERATOCONE

Objetivo

Analisar os parâmetros da tomografia de córnea com Pentacam em pacientes atendidos no Hospital Oftalmológico de Anápolis.

Método

Este estudo transversal analisou dados do Pentacam (Oculus Optikgeräte GmbH, Wetzlar, Alemanha) de 90 pacientes (180 olhos), que fizeram este exame no Hospital Oftalmológico de Anápolis de julho de 2015 a agosto de 2016. Critérios de inclusão: idade entre 12 e 80 anos. Critérios de exclusão: cirurgia ocular prévia. A triagem foi realizada utilizando-se o índice KISA%, em que uma porcentagem de 60% ou menos indica ausência de ceratocone, entre 60 e 100% indica ceratocone suspeito e maior ou igual a 100% indica ceratocone (KCN). Vários parâmetros obtidos do Pentacam foram analisados e as diferenças entre os grupos suspeita de KCN, KCN e o grupo normal foram avaliados.

Resultado

Foram 20 homens (22,2%) e 70 mulheres (77,8%) em um grupo de 90 pacientes com idade média de 36,43 anos (DP 14,0 anos). O estudo mostrou que 81,1% dos olhos não tinham KCN de acordo com o índice KISA%, 6,1% tinham suspeita de KCN e 12,8% tinham KCN. Houve diferença estatisticamente significante na ceratometria do meridiano mais curvo (K2), na curvatura axial máxima (Kmax), na localização corneana mais fina (Pachy Min), na espessura do ápice da córnea (Paqui Apex), no coeficiente de asfericidade (QV), no índice de progressão máxima (ProgMax) e média (ProgAvg), índice Ambrosio Relational Thinnest máximo (ARTmax) e na elevação posterior (PE) de pacientes com KNC em relação ao grupo normal (p <0,05). Quanto ao grupo suspeita de KCN, apenas Kmax, ProgMax e ARTmax foram estatisticamente significantes em comparação com o grupo normal (p <0,05).

Conclusão

A análise de tomografia de córnea com Pentacam neste estudo mostrou diferença estatisticamente significante entre os parâmetros do Pentacam em pacientes com KCN e suspeita de KCN em comparação com pacientes com olhos normais.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil