Sessão de Relato de Caso


Código

RC139

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA

Autores

  • PEDRO HENRIQUE DE LIMA ABREU (Interesse Comercial: NÃO)
  • BRUNO DINIZ (Interesse Comercial: NÃO)
  • MAYRA NEVES DE MELO CARNEIRO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACHADOS OCULARES NA SIALIDOSE: RELATO DE CASO

Objetivo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UM CASO DE SIALIDOSE DE UMA PACIENTE PEDIÁTRICA ENCAMINHADA PARA AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA.

Relato do Caso

A SIALIDOSE É UMA DOENÇA DE ARMAZENAMENTO LISOSSOMAL DO GRUPO DAS OLIGOSSACARIDOSES , ONDE OBSERVA-SE A DEFICIÊNCIA DA ENZIMA NEUROAMINIDASE. DESSA FORMA ACARRETA DISFUNÇÃO LISOSSOMAL COM ACÚMULO E DEPÓSITO DE SUBSTRATOS E SEUS PRECURSORES EM DIVERSOS ORGÃOS E SISTEMAS, CULMINANDO COM A MORTE CELULAR.EXISTEM DOIS TIPOS DE SIALIDOSE DEFINIDAS, A DO TIPO 2 (FORMA INFANTIL E DISMÓRFICA) E A TIPO 1 (DE APRESENTAÇÃO TARDIA SEM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DISMÓRFICAS). RELATAMOS O CASO DA PACIENTE A.S.O.G.M, 9 ANOS, FEMININO, QUE APRESENTOU ATRASO DE DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR LEVE NO PERÍODO DE LACTÂNCIA, SENDO AVALIADA EM CONSULTA DE ROTINA AOS 5 ANOS DE IDADE . AO EXAME OFTALMOLÓGICO, APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL DE 20/30 E 20/40 COM CORREÇÃO. A BIOMICROSCOPIA ANTERIOR REVELOU PONTOS ESBRANQUIÇADOS NO CÓRTEX CRISTALINIANO E EM FUNDOSCOPIA OBSERVOU-SE MÁCULA EM CEREJA EM AMBOS OS OLHOS. AO EXAME DE TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT) FOI ENCONTRADO ESPESSAMENTO DA CAMADA DE CÉLULAS GANGLIONARES. EM AVALIAÇÕES SUBSEQUENTES A VISÃO PERMANECEU INALTERADA. ENCAMINHADA PARA ESTUDO GENÉTICO QUE CONFIRMOU A HIPÓTESE DE SIALIDOSE DO TIPO 1. A AVALIAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS POR MEIO DE EXAMES COMO ECOCARDIOGRAMA, EXAMES LABORATORIAIS, EXAMES DE IMAGEM DO CRÂNIO, TÓRAX, PELVE E ABDÔMEN NÃO EVIDENCIARAM ALTERAÇÕES , SENDO INDICADO TRATAMENTO EXPECTANTE E SEGUIMENTO OFTALMOLÓGICO SEMESTRAL.

Conclusão

PATOLOGIA DE PREVALÊNCIA RARA, SEGUNDO ALGUNS ESTUDOS EM TORNO DE 1/ 4.200.000 NASCIDOS VIVOS. NA SIALIDOSE TIPO 1 É ESPERADO APRESENTAÇÃO MAIS TARDIA, DIFERENTEMENTE DO QUE OCORREU COM A PACIENTE. O OCT CORROBORA OS ACHADOS HISTOPATOLÓGICOS DESCRITOS ANTERIORMENTE NA LITERATURA DE ACÚMULO DE GLICO E FOSFOLIPÍDIOS NAS CÉLULAS GANGLIONARES DA RETINA.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil