Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P078

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Autores

  • GUILHERME MACEDO SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PAULO AFONSO BATISTA DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • LAIS SOUSA PORTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • VICTOR NÓBREGA RIGAUD DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COMPROMETIMENTO DA VISAO FUNCIONAL ACARRETADO PELA DOENÇA DA SUPERFICIE OCULAR EM PACIENTES COM GLAUCOMA

Objetivo

Descrever o comprometimento da visão funcional acarretada pela doença da superfície ocular (DSO) em pacientes acompanhados em serviço de referência em glaucoma de um complexo hospitalar universitário.

Método

Estudo descritivo, utilizando-se amostra de conveniência composta por 100 pacientes acompanhados no serviço de glaucoma do Ambulatório Magalhães Neto - Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos. A coleta dos dados foi feita através da aplicação do questionário Índice de Doença da Superfície Ocular (IDSO), e os dados referentes ao comprometimento da visão funcional foram descritos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e todos os participantes preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultado

72% dos participantes apresentaram DSO, sendo que 44% apresentaram DSO grave. Esses valores foram mais elevados que o evidenciado pela literatura. 41% dos pacientes relataram hábito de leitura; desses, 55% relataram que, durante a semana anterior a entrevista, deixaram de ler ou “não conseguiam ler direito” por causa dos sintomas da DSO. Desses, 46% relataram que essa queixa foi diária. 7% relatou hábito de dirigir a noite. Desses, 71% relatou dificuldade na semana anterior a entrevista – sendo que 81% dos que apresentaram queixa, relataram que foi um problema diário. 63% dos participantes que usavam computador ou caixa eletrônico (16% da amostra) apresentou dificuldade na semana anterior a entrevista; desses, 93% relatou que essa queixa durou pelo menos 3 dias na semana. 30% dos pacientes que assistiam televisão (90% da amostra) relataram que durante a semana anterior a entrevista, deixaram de assistir à televisão ou “não conseguiam assistir à televisão direito” por causa da DSO. 48% dos que apresentaram essa queixa, relataram que foi diária.

Conclusão

A terapia antiglaucomatosa compromete a saúde da superfície ocular e, consequentemente, compromete as atividades diárias dos pacientes, interferindo de forma negativa na qualidade de vida e funcionalidade dos mesmos.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil