Sessão de Relato de Caso


Código

RC237

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • GUILHERME RANDOLPHO TOLEDO (Interesse Comercial: NÃO)
  • LEONARDO GOMES BORTOLOTI DE AZEVEDO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Tuberculose Ocular em paciente HIV positivo

Objetivo

Descrever relato de caso de Tuberculose(TB) extrapulmonar com acometimento simultâneo de linfonodo e coróide de olho esquerdo em paciente HIV/AIDS.

Relato do Caso

ID:EPDM, masc., 38 a, natural do Rio de Janeiro. HDA: Paciente queixa de embaçamento visual á esquerda. Internado para investigação sistêmica de linfonodomegalia supraclavicular a direita. HPP: HIV(há 8 anos), TB, AVE(há 8 meses)?Paresia espástica a direita. Exame Oftalmológico: AV: sc SPL/ 20/25 cc SPL/ 20/20(-0,50 esf) J1 PIO:08/14 BIO:OD:ceratite em 1/3 inf., CA rasa, íris em bombé, seclusão pupilar, catarata branca OE:ceratite em 1/3 inf., CA ampla FO:OD: Indevassável OE:Coroidite focal em feixe papilomacular Exames: CV:46/ Cont. CD4: 682/ Sorologia Toxo IgG+ IgM-, sorologia p/sífilis VDRL: 1/2 e TPHA: não reagente/ TC de crânio: lesões compatíveis com neurotoxoplasmose sem sinais de isquemia/ Líquor: cult. neg. p/ germes comuns ,cult. neg. p/criptococcus, cult. neg. p/fungos/ MTB/RIF: MTB detectado, resistência a rifampicina não detectado/ Biópsia de linf. supraclavicular: processo inflamatório crônico com necrose caseosa compatível com TB.

Conclusão

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que acomete principalmente os pulmões. Ela pode acometer qualquer parte do olho, porém o local mais acometido é a úvea. A incidência de TB ocular é de 1% a 2%. Alguns autores descrevem outras alterações intraoculares: uveíte anterior, posterior, intermediária e panuveíte. O acometimento das estruturas oculares e seus anexos ocorre por ação direta do agente, a partir de disseminação linfo-hematogênica ou por reação imunológica do tipo IV. O caso apresentado ilustra um quadro de coroidite por TB em um paciente HIV+ com achados clínicos e laboratoriais microbiológicos que corroboraram com nossa principal hipótese diagnóstica. O paciente recebeu durante o período de internação o esquema RIPE acrescido de corticóide com significativa melhora do quadro sistêmico e regressão da lesão ocular.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil