Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P024

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIFESP

Autores

  • GERALDO ANDRADE MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • EDUARDO GAYGER MULLER (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUIZ BRITO (Interesse Comercial: NÃO)
  • NATALIA PONTE NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUCIENE BARBOSA SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COMPARAÇAO ENTRE O TRANSPLANTE PENETRANTE VERSUS TRANSPLANTE LAMELAR ANTERIOR PROFUNDO NO TRATAMENTO DE CERATOCONE NO HOSPITAL SAO PAULO EM 2014

Objetivo

Avaliar a diferença de acuidade visual e as taxas de complicações entre DALK e TXP no tratamento do ceratocone no Hospital São Paulo em 2014.

Método

Estudo retrospectivo através da análise dos prontuários de pacientes com ceratocone submetidos à TXP e DALK em 2014 no Hospital São Paulo. O estudo incluiu 70 olhos de 70 pacientes. As variáveis analisadas foram: idade, sexo, melhor acuidade visual pré-operatória e pós-operatória (3, 6 e 12 meses) e complicações intra e pós-operatórias.

Resultado

Foram realizados 309 transplantes de córnea, sendo 70 (22,6%) para o tratamento do ceratocone; 38 (54,3%) eram homens e 32 (45,7%) mulheres. A idade dos pacientes variou de 13 anos a 49 anos, com média de 20,9 anos. Foram realizados 59 (84,3%) TXP e 11 DALK (15,7%); 10 indicações prévias de DALK foram convertidas para TXP no momento intra-operatório, representando, portanto, uma taxa de conversão de 47,6%. 33 (55,9%) dos 59 TXP obtiveram maior acuidade visual corrigida (BCVA) maior ou igual a 20/40 e 9 (81,8%) dos 11 DALK obtiveram BCVA igual ou superior a 20/40. 11 (18,6%) pacientes que realizaram TXP tiveram pelo menos um episódio de rejeição e não houve rejeição nos casos de DALK.

Conclusão

Em 2014, o TXP ainda era a principal escolha de tratamento para o ceratocone, mas considerando seu perfil mais seguro, o DALK parece ser uma alternativa melhor. BCVA foram semelhantes após DALK e TXP, no entanto, a rejeição do enxerto só estava presente após TXP. DALK é tecnicamente desafiador, porém pode garantir um melhor período pós-operatório, teoricamente livre de rejeição imune endotelial.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil