Sessão de Relato de Caso


Código

RC048

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Hilton Rocha

Autores

  • LETICIA ALVES OLIVEIRA DO CARMO (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANIELA SILVEIRA DE FARIA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SÉRIE DE CASOS FAMILIAR DE GLAUCOMA ASSOCIADO À SÍNDROME DE AXENFELD-RIEGER (S.A.R)

Objetivo

Relatar uma série de casos familiar da S.A.R associado ao glaucoma, demonstrando os principais achados oftalmológicos e manejo terapêutico.

Relato do Caso

Caso 1: VF, masculino (pai), 56 anos, portador de glaucoma avançado. Em uso de Latanoprosta e timolol, previamente submetido a facectomia e trabeculectomia em ambos os olhos (AO). Acuidade visual corrigida (AVcc) olho direito (OD) 20/100 e olho esquerdo (OE) sem percepção de luz (NPL). Ao exame oftalmológico foi identificado embriotoxon posterior, corectopia e escavação total AO. Tonometria 10mmHg AO. À gonioscopia apresentou sinéquias periféricas anteriores AO. Mantém acompanhamento trimestral. Caso 2: MJF, feminino (filha), 33 anos, portadora de glaucoma e com relato de hérnia umbilical. Em uso de travoprosta, brinzolamida e timolol. Submetida a facectomia AO. AV cc 20/70 OD e 20/40 OE. Ao exame oftalmológico identificou-se corectopia, sinequias anteriores no endotélio e escavação 0,8 AO. Tonometria 30mmHg OD e 22mmHg OE. À gonioscopia ínfero-nasal de OD apresentou sinéquias irianas com a linha de schwalbe e temporal superior, sinéquias com a córnea. Em OE ínferor, temporal e superior foi identicada sinéquias irianas com a linha de schwalbe e superior também com a córnea. Aguarda trabeculectomia OD. Caso 3: MDFS, feminino (Neta), 10 anos, encontra-se em tratamento há três meses com timolol. AVcc 20/150 OD e 20/20 OE. Tonometria 12mmHg OD e 10mmHg OE. À biomicroscopia de OD apresentou corectopia, “policoria”, atrofia iriana e sinéquias córneo-irianas. E em OE corectopia com atrofia iriana. À fundoscopia escavação 0,7 OD/ 0,6 OE. À gonioscopia sinéquias periféricas difusas, poupando região nasal de AO. Em acompanhamento trimestral.

Conclusão

A S.A.R apesar de rara é transmitida como herança autossômica dominante, assim o seu diagnóstico correto é imprescindível não apenas para o aconselhamento genético familiar, mas devido à vigilância do glaucoma que tendo incidência em 50% dos casos deve ter manejo precoce na prevenção da perda irreversível da visão.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil