Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

TL010

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de São Paulo (USP)
  • Secundaria: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Autores

  • LEONARDO PROVETTI CUNHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ana Laura Maciel Almeida (Interesse Comercial: NÃO)
  • Patrícia Cheker Lopes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luciana Virginia Ferreira Costa-Cunha (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mário Luiz Ribeiro Monteiro (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERDA NEURAL RETINIANA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE DETECTADA PELO TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA SWEPT-SOURCE

Objetivo

O comprometimento cognitivo leve (CCL) é uma condição na qual o indivíduo apresenta perda de memória, maior do que esperado para sua idade, mas não o suficiente para ser considerada demência e é tida por muitos como um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as fases mais precoces da doença de Alzheimer (DA). O objetivo deste estudo é avaliar e comparar a habilidade do OCT swept-source em detectar a perda neural retiniana em pacientes com CCL quando comparados a controles normais.

Método

Foi realizado um estudo observacional, transversal e descritivo, no qual foram incluídos 50 olhos, sendo 22 olhos de 11 pacientes com CCL e 28 olhos de 14 controles normais. O protocolo de aquisição capturou imagens de alta resolução do disco óptico e da mácula. Os parâmetros de espessura da CFNR peripapilar, da mácula e das camadas internas da retina foram automaticamente calculados pelo software do aparelho. Os parâmetros do OCT dos olhos com CCL e dos controles foram comparados utilizando equações estimativas generalizadas. Os valores de p<0,05 foram considerados significativos.

Resultado

A idade média ± DP foi 66,81 (±4,93) anos para os pacientes com CCL e 71,21 (±7,67) anos para os controles (p=0,18). Havia 3 homens em cada grupo. Não houve diferença significativa para os parâmetros da CFNR peripapilar (nos 4 quadrantes) e da espessura macular total (9 setores) quando comparado os pacientes e controles. Entretanto, a espessura da camada de células ganglionares (CCG) da retina foi significativamente menor nos pacientes (p=0,003).

Conclusão

A espessura da CCG da retina na região macular obtida pelo OCT foi significativamente menor nos pacientes com CCL quando comparados aos controles. Em concordância com o que já foi demonstrado em pacientes com DA, o acometimento preferencial da CCG da retina pode ser um indicador precoce de perda neural retiniana nos pacientes com CCL. O OCT swept-source pode ser uma ferramenta diagnóstica útil e servir potencialmente como um marcador biológico in vivo nos pacientes com CCL.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil