Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código

P093

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: maternidade escola assis chateaubriand

Autores

  • NATALIA PONTE NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • Eveline Campos Monteiro Castro (Interesse Comercial: NÃO)
  • Erisson Chaves Freitas (Interesse Comercial: NÃO)
  • Geraldo Andrade Marques (Interesse Comercial: NÃO)
  • Islane Maria Castros Verçosa (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACHADOS OFTALMOLOGICOS EM LACTENTES COM MICROCEFALIA E INFECÇAO PRESUMIDA PELO VIRUS ZIKA DA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND

Objetivo

Houve um aumento da prevalência de microcefalia no Brasil no segundo trimestre do ano de 2015, que foi correlacionada à transmissão vertical do Zica vírus (ZIKV) pelo Ministério da Saúde. Alterações oftalmológicas foram encontradas nos recém-nascidos com esta patologia, dentre elas acometimento macular e do nervo óptico. O objetivo deste trabalho é avaliar as alterações oftalmológicas encontradas nos recém-nascidos com diagnóstico clínico presumido de microcefalia relacionada à ZIKV nascidos na Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Método

Foram examinados vinte e quatro lactentes com diagnóstico clínico presumido de microcefalia relacionada à ZIKV nascidos entre novembro de 2015 e setembro de 2016 na Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Foram excluídos toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) em todos os lactentes.

Resultado

Foram avaliados vinte e quatro pacientes com microcefalia presumida relacionada à ZIKV neste período. Dos pacientes examinados, doze pacientes apresentaram acometimento ocular (50%). Dentre os achados oftalmológicos encontraram-se alterações do nervo óptico em 4 pacientes (33%) como palidez e implantação lateralizada; alterações maculares em 9 pacientes (75%) como mobilização pigmentar e atrofia coriorretiniana; e alterações vasculares em 3 pacientes (25%).

Conclusão

Foram encontradas anormalidades maculares, vasculares e do nervo óptico de grande significância nos recém-nascidos com o diagnóstico presumido de microcefalia relacionada a transmissão vertical do ZIKV. Estes achados fortalecem a importância da realização do exame oftalmológico em todos os recém-nascidos com essa patologia. Acompanhamento será necessário para avaliação do grau de acometimento das funções visuais.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil