Sessão de Relato de Caso


Código

RC228

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Oftalmológico Visão Laser

Autores

  • MARIA EMILIA JORGE HAGGI BENICIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marta Fabiane Gouvêa Barioni Barioni (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelo Colombo Barboza Barboza (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SIFILIS OCULAR: A IMPORTANCIA DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE ESTAREM PREPARADOS NA DETECÇAO PRECOCE E TRATAMENTO ALTERNATIVO COM CEFTRIAXONA POR FALTA DA PENICILINA BENZATINA NO BRASIL

Objetivo

Relatar um caso de Sífilis ocular com tratamento alternativo com Ceftriaxona.

Relato do Caso

Mulher,44 anos, branca, em 02/2016 com queixa de hiperemia, dor, fotofobia e embaçamento em olho esquerdo (OE) há 10 dias. Antecedentes Pessoais: dor articular difusa desde outubro de 2015, e tratamento prévio por LUPUS. Relata lesões em pele na mesma época e sua dermatologista pediu exame para Sífilis, porém, que mostrou para o reumatologista e alega resultado falso positivo e prescrição de Prednisona. Ao exame: fácies Cushing, Acuidade Visual (AV): 20/30 e 20/40; Biomicroscopia (BIO): PKs finos em AO,RCA +3 em OD e RCA +2 em OE; PIO normal AO; fundoscopia: hiperemia assimétrica de papilas, maior em OE e borramento em OE. Foi solicitado relatório reumatológico, trazer os exames laboratoriais e prescrito medicação tópica (Acetado de Prednisolona 1% e Tropicamida). Após 4 dias, traz exames: hemaglutinação para sífilis: reagente, FAN: 1:160 pontilhado fino núcleo reagente. Refere que procurou outro reumatologista, que avaliou os exames laboratoriais, e prescreveu Doxaciclina oral. Encaminhada urgente ao infectologista, sendo internada na Santa Casa de Santos por 11 dias para o tratamento com Ceftriaxona com melhora da visão. Na última consulta, apresentava AV= 20/20 AO, PIO e BIO AO: normais, e na última retinografia: sem alterações OD e papila com bordos mais nítidos OE.

Conclusão

Os casos de Sífilis voltaram aumentar no Brasil, concluímos a importância dos profissionais de saúde estarem preparados na detecção precoce e tratamento correto da Sífilis. Outro problema foi o acesso à Penicilina, que é a principal medicação no tratamento da Sífilis. O Brasil teve problemas de desabastecimento de matéria-prima e a Ceftriaxona mostrou-se eficaz no tratamento da Sífilis Ocular.

Realização

Realização - CBO

Organização

Arx

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência de Transfer Oficial

ClaraTur

Agência Oficial

Naja Turismo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Platina

Apoio

UNIMED

Apoio Institucional

SNNO
Sociedade Cearense de Oftalmologia

61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

6 a 9 de setembro | Fortaleza | Ceará | Brasil